segunda-feira, 8 de março de 2010

A décima quinta: Meia Maratona de São Paulo (21,1Km) - 07/03/2010. Yes I créu!!

É isso mesmo, yes I créu!! Finalmente, 1 ano após meu início no mundo das corridas, completei a minha primeira meia maratona, na primeira tentativa e já com um tempo que considero bem razoável...
Bom, vamos pelo começo. Minha preparação esteve bem longe da ideal. Voltando das festas de fim de ano, apesar de não ter tido férias, e sem ter participado de nenhuma prova nesse ano, estava treinando pouco, menos de 25 quilômetros por semana, fazendo apenas alguns "longões" e umas corridinhas de 10 km, sem os treinos de velocidade e de ritmo tão necessários. Na natação também dei uma reduzida, e a musculação...umas duas vezes por semana. Mas, de um jeito ou de outro, consegui me preparar...pelo menos não fiquei parado.
Mais uma vez não fui buscar o kit, minha sogra foi para mim. Disse que estava bem organizado e não havia filas (foi no primeiro dia, logo cedo). Mas aí já aponto o primeiro defeito. Na minha inscrição coloquei como tempo de largada entre 1h40 e 1h45, que era o tempo que pretendia fazer (e acabei fazendo). Não sei por que cargas d'água me deram o tempo de superior a 2h15, ou seja, a última baia!! Ainda bem que no dia eles não foram rigorosos com a colocação nas raias e prevaleceu o bom senso.
Vamos à corrida!!




O clima para a prova estava perfeito, cerca de 18 graus e um pouco nublado. O Sol só foi aparecer bem no finalzinho, dando um bom refresco para os cerca de 9 mil corredores que lá estavam. A estrutura deixou bastante a desejar. Poucos banheiros químicos criaram filas gigantescas. As baias que dividiam os corredores por tempo foram uma iniciativa ótima, mas a falta de fiscalização ocasionou um congestionamento na largada...afinal estavam lá corredores de 10 km e de 21 Km largando juntos, cada um com um plano diferente de corrida, além daquele pessoal que quer aparecer na televisão...Fiz os dois primeiros quilômetros 1 minuto acima do que previa. No Elevado os mais lentos já começaram a ficar para trás e deu para tirar um pouco a diferença. O percurso não é fácil. Muitas subidas, algumas bem duras. Boa parte do percurso da corrida é o mesmo da São Silvestre, só que no sentido contrário. A hidratação estava muito bem distribuída, com postos a cada 3 km no início e a cada 2 km nos últimos quilômetros. Havia também um posto de gatorade na altura do quilômetro 13, em que os copos eram preenchidos na hora com uns dois dedos do líquido...só para perder tempo mesmo...





O final da corrida foi duro, tentei apertar mas o joelho começou a reclamar...O que mais pensava naquele momento era "E isso aqui é só metade do caminho de uma maratona, tô fora!!". E aquela rotatória em frente ao Pacaembu...você vendo a chegada e ainda toda aquela volta pela frente!! Que desespero !! Mas ainda consegui dar um sprint no final e chegar com todo gás, triunfal!!
O tempo foi melhor que esperava: 1h45min39s, média de 12 km/h e 5 min/km.
Bom, agora que passei por esse primeiro teste, o negócio é retomar os treinos com seriedade e treinar para a próxima meia, a da corpore, dia 11/04!! Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário