segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

São Silvestre vem aí...


É isso aí, daqui 03 dias vai acontecer a largada da tão esperada São Silvestre!! Hoje treinei 11 Km, ritmo leve enquanto a Jackie foi buscar para mim o Kit, no ginásio do Ibirapuera. Segundo ela a entrega foi tranquila com vários postos de distribuição distribuídos segundo o número de peito (previamente enviado por e-mail e que pode ser consultado pelo site), sem muitas filas e com uma pequena feira vendendo artigos relacionados à corrida.
O kit é simples: camiseta bem básica (foto); o manual do corredor, com orientações a respeito do local e horários de largada, chegada e entrega de medalhas; além da localização dos postos de hidratação e banheiros químicos ao longo da corrida, bem como dos guarda-volumes. Além disso, já veio também o chip da corrida e o número de peito ( o meu será 15710!!) com os alfinetes.
A programação até o grande dia é de um treino de natação amanhã, com musculação voltada para membros inferiores e musculação na quarta-feira.
Bom, agora é só aguardar até 31/12/2009 às 16:47 min , nos vemos lá!!

domingo, 20 de dezembro de 2009

A Décima Terceira: Circuito das Estações Adidas - Etapa Verão 10 Km (20/12/2009)


E aqui estou eu, de volta à velha forma...bem, pelo menos perto disso. Hoje corri os 10 Km da última Etapa do Circuito das Estações, etapa verão, no já tradicional percurso Pacaembu / Elevado.
Bom, vamos pelo começo... A entrega de kits foi tranquila. Fui em uma sexta-feira e não peguei filas, nem para pegar o kit, nem para estampar meu nome na camiseta. A loja da Adidas na Oscar Freire me pareceu um bom ponto para entrega do material.
Mais uma vez fui com o Fabiano, a pé, já que é relativamente perto de casa, para o Pacembu. Dessa vez a estrutura foi toda montada no estacionamento do estádio , já que o próprio ia ser utilizado mais tarde pela seleção feminina de futebol para a final da Copa Cidade de São Paulo. Para mim foi até bom, tinha muito mais espaço e estava mais organizado.
A largada aconteceu pontualmente às 8:00 e a temperatura estava agradável...no começo...isso por que já no terceiro quilômetro o sol apareceu com toda a sua força !



Estava bem disposto para essa prova. Só tinha feito um treino para valer nessa semana, mas nadei 3 vezes...então deu para condicionar e ao mesmo tempo dar um descanso para as articulações. Até o sétimo quilômetro consegui manter um ritmo abaixo dos 4:30 min/km, mas dali em diante a falta de longões nos meus últimos treinos pesou um pouco e no nono quilômetro eu dei uma cansada que não acostumava acontecer anteriormente. Mesmo assim fiz o segundo melhor tempo da minha curta "carreira", 45:27 min ( 45:19 min no meu cronômetro, o que seria meu melhor tempo até agora...), e o meu melhor nesse percurso.
Ainda não consegui baixar da casa dos famigerados 45 minutos para os 10Km, mas consegui uma das minhas metas que foi melhorar meu tempo nas 3 provas do circuito.
Bom, agora falta a última e aguardada prova do ano, para fechar com chave de ouro: a São Silvestre. Vou dar uma aumentada na quilometragem nessa semana e diminuir o ritmo na semana seguinte, sempre associado aos meus treinos de natação. Até lá !!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A décima segunda : Track & Field Run Series / Shopping Villa Lobos - Terceira Etapa (29/11/2009)


Aqui estou eu mais uma vez. Nesse domingão chuvoso e de clima agradável para uma corridinha(em torno dos 22 graus), participei da terceira etapa da Track & Field Run Series, circuito de corridas que ocorre em todo Brasil, promovido pela famosa marca de artigos esportivos. Essa corrida é bem elitizada, com inscrição custando 110 reais, feita com uns 4 meses de antecedência. O número de corredores é limitado (cerca de 2500) e a estrutura da corrida bem montada, incluindo até marcadores de ritmo, postos de hidratação bem distribuidos e gatorade com frutas no final. O kit é bem feito, com camisa da marca, um par de meias, um squeeze bacana...mas nada que justifique o preço absurdo cobrado e nada que a Corpore não faça bem melhor, custando bem menos...
O Shopping Villa Lobos não é de fácil acesso para quem está sem carro, portanto acabei gastando mais uns 70 reais de táxi (ida e volta), o que encareceu ainda mais essa corrida (que, somando tudo, custou uns 20 reais para cada quilômetro corrido...). O Percurso é quase todo plano, exceto pelas duas subidas e descidas na Ponte do Jaguaré, que dá uma "quebrada" no ritmo.


Comecei forte na prova, passando nos 5 Km para 22 minutos e acompanhei bem os marcadores de ritmo dos 04:30 min/Km até o Km 07, quando a falta de ritmo de quem não treinou na semana e estava parado há quase 3 semanas, pegou forte. Posso dizer que "quebrei". Diminuí bem o ritmo e cheguei bastante cansado, mas até que com um bom tempo , 46:11 min. Aos poucos estou de volta à velha forma e agora, com os treinos orientados na ACM e a natação, espero ver meu desempenho dar uma boa melhorada!!
Ainda estou estudando se vou participar da etapa Verão do Circuito das Estações Adidas, o mais provável é que sim. Até lá, vou continuar treinando forte, sempre focando a São Silvestre no final do ano, minha última prova em 2009!! Até mais!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A Décima Primeira: Samsung 10K - SP Classic Troféu Zumbi dos Palmares (22/11/2009)





E não é que eu fui mesmo? E o melhor, sem dor no pé! É claro que eu não corri no "gás" de sempre, seja por causa da recém tratada lesão, seja por causa da perda de condicionamento, afinal foram 3 semanas sem treinar...Mas deu para fazer um bom papel e correr abaixo (pouco abaixo na verdade) dos 50 minutos, com 49:54 min no tempo líquido.

A corrida, apesar de mais de 10 mil pessoas presentes, foi bem organizada, como é de praxe na Corpore. Os Kits foram entregues antecipadamente, seja pelo correio (com acréscimo de 15 reais, mais uma novidade da Corpore , que vale o conforto), seja em local pré-determinado. Junto com a camisa, que já continha o número de inscrição estampado (como nas corridas da Nike), livrando-nos do desconfortável cartão com número de peito e alfinetes, deram antecipadamente, também, o chip de cronometragem, o que poupou bastante tempo e ajudou na organização.

O percurso foi o mesmo da Duque de Caxias, no Ibirapuera, percorrendo a Av. República do Líbano e as subidas e descidas da Rubem Berta. Nesta pista consegui meu melhor tempo até agora...que infelizmente não repeti, pelas condições supracitadas. Ainda sim fiz uma boa corrida e no final fiquei surpreso com a minha 13a colocação na categoria "médicos", que contou com cerca de 200 participantes...nada mal.



Após a corrida houve um grande sorteio, intercalado por uma série de premiações que não tive paciência para esperar até o final.

Enfim, depois de longas 3 semanas estou de volta; e no domingo que vem tem a Track & Field Run Series, no Shopping Villa Lobos e eu estarei lá!! Até mais!!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Voltando à ativa !!


Pois é...estou de volta. Bem lentamente, mas progredindo. Fiz meu primeiro treino há 02 dias após essas quase 3 semanas parado (nas corridas), com 6 tiros de 500m. Hoje fiz um treino leve de 10 km em cerca de 52 min. O principal: sem sentir dores mais intensas, apenas um leve desconforto!!
Sendo assim, domingão tem Samsumg 10K no Ibirapuera ! Tá certo que vou correr lá atrás, como diz o Fabiano, só pela medalha e pelo lanchinho...mas já está valendo, é um retorno. O kit já chegou há cerca de 1 semana em casa, pelo correio (uma inovação da Corpore, meio cara, mas muito cômoda).
Muito bem, até domingo então, com as novidades do meu retorno e da prova! Até lá!!

sábado, 14 de novembro de 2009

Voltando a nadar


Ainda estou me recuperando da fasciíte plantar. O pé já não dói quando ando e incomoda um pouco quando acelero o passo...ainda não tentei correr ( meu ortopedista falou para esperar mais uns 10 dias), mas já está bem melhor. Para não perder o condicionamento físico, comecei a nadar...ou melhor, recomecei, já que há 20 anos atrás pratiquei esse esporte. E meu desempenho está compatível com o tempo em que fiquei parado...Sou capaz de correr 21 Km com certa facilidade, mas hoje foi um sufoco para conseguir nadar míseros 600 metros. Sinto dores e cansaço com pouca atividade. Minha técnica ainda está horrorosa e parece que faço 3 vezes mais esforço para sair do lugar do que realmente deveria...Mas tudo bem, tenho paciência e vou melhorar. Ainda tenho em mente o projeto do triathlon.

Enquanto isso, continuo na musculação e nadando...mantendo a esperança de estar melhor até domingo que vem (22/11), quando acontece a Samsumg 10 Km; prova em que estou inscrito e já até recebi o Kit pelo correio!!

Por isso, até breve!!

sábado, 7 de novembro de 2009

De molho



Pois é, a consequência do post anterior está aqui...fasciíte plantar. Essa patologia é uma inflamação da fáscia plantar causada, principalmente, por esforço de repetição...ou seja, exageros. Agora vou pagar o preço, pelo menos umas 3 semanas de molho; justo nesse mês que estou inscrito em 3 provas, sendo uma delas hoje , a Fila Night Run, na USP, uma corrida que queria muito participar, mas acabei passando meu chip e número de peito para um colega.
É isso aí...agora é me recuperar e retomar os treinos...pelo menos ainda tenho a natação e a musculação para não perder muito o condicionamento.
Até mais, só não sei quando...

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Na praia é muito melhor...

Pois é...tirei uma semaninha de folga do trabalho, fui para Ilhéus visitar meu pai, comer frutos do mar, pegar uma praia e...correr um pouquinho, é claro!!
Ainda estou com uma dor incomodando bastante na planta do pé, mais precisamente no calcanhar, mas com esse clima e o amortecimento da areia, foram mais de 80 km em 7 dias...além disso tinha que fazer alguma coisa para queimar a fartura de comida...
Bom, é isso aí, voltando a São Paulo vou ver como vai ficar meu pé para poder retomar os treinos...dia 07/11 tem a Fila Night Run , nesse mês serão 03 corridas!! Tenho que estar inteiro.
Até lá!!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A décima: Corrida Corpore pela Paz 08 Km (11/10/2009)


Nesse domingo participei da corrida Corpore pela Paz, 08 Km, que ocorreu muito próxima à corrida pela Paz da Caixa, nos arredores da ponte Estaiada, próximo ao WTC. Digo "participei" por que foi somente o que fiz mesmo. Estava ( na verdade ainda estou, e ficou um pouco pior depois da corrida) com uma baita dor na planta do pé esquerdo, provavelmente uma fasciíte plantar pelo excesso de treinos na semana e uso de um novo par de tênis (um Mizuno Wave Creation 10 que comprei na feira SP running show). Fui para pegar a medalha e a camisa...
Mas não me arrependo. Primeiro por que nunca me arrependo de fazer uma boa prova, e essa o foi. Circuito praticamente todo plano, clima agradável, o show de organização, como sempre, da Corpore ... Segundo por que participar correndo no "pelotão do fundo", ou seja, em uma velocidade mais lenta, sem preocupações com tempo, te permite observar coisas que você normalmente não percebe, como por exemplo o Eduardo Suplicy se matando para completar a prova!!
Foi difícil...pela dor e principalmente por ter que me segurar e não dar aquela "acelerada" quando via todo mundo me passando...Mesmo assim fiz um bom tempo (39:30 min, com pace de 4:56 min/Km).

No final da prova meus pés estavam me matando, mas a missão cumprida, a bela camiseta e a medalha foram a recompensa por mais uma prova cumprida, a décima !!

Agora vou tirar uma folguinha (quase um mês sem participar de provas!!), vou viajar para a Bahia, dar um repouso para os meus pés e me preparar para o mês de novembro, em que 3 provas me esperam!!! A próxima, 07/11/2009, será a corrida noturna da Fila, 10 Km !! Até lá!!


domingo, 27 de setembro de 2009

A nona : Circuito das Estações Etapa Primavera (27/09/2009)


Hoje corri a Etapa Primavera do Circuito das Estações Adidas. Como a primeira que participei, a etapa inverno, essa também foi uma prova muito boa, bem organizada, com bastante espaço para os mais de 6000 participantes.

Não fui retirar meu kit pessoalmente (a Jackie foi para mim) e segundo ela não havia muita fila e tanto a entrega como a impressão do nome na camisa ocorreram sem maiores problemas...mas ela foi na sexta-feira, na hora do almoço. No blog Podcorrer (http://www.podcorrer.com/) o corredor Francisco Fortes publicou um post reclamando bastante da entrega efetuada no sábado, com filas que saiam da loja da Adidas, na rua Oscar Freire, local da retirada. Acho que tive sorte.

Diferentemente da etapa inverno, quando corri a 13 graus e pela primeira vez consegui baixar da casa dos 50 minutos, hoje estava um calor insuportável; fazia mais de 28 graus no horário da largada e já estava suando mesmo antes de aquecer. Ainda bem que o espaço da O2 dessa vez estava bem equipado, com bons lanches, sucos, frutas e iogurtes...deu para carregar as baterias.

A prova foi dura por causa do calor. Como já havia feito esse percurso anteriormente, conhecia as subidas e descidas e os locais dos postos de hidratação e do posto de Gatorade, no quilômetro 05 Km. Também já tinha me programado para usar meu gel de carboidrato após o quilômetro 8, antes do último posto de hidratação.

Não esperava um resultado muito bom em função do calor e da falta de treinos adequados na semana. Quando cheguei, o painel do pórtico de chegada estava com defeito, mas em meu cronômetro marcava 45:42 min (o tempo oficial acabou sendo 45:59 min), quase um minuto a menos que a outra etapa. Fiquei surpreso. Na chegada havia frutas, água e gatorade, além da medalha e da toalhinha. Além disso, recarreguei um pouco mais na tenda da O2...Voltei a pé para casa, que é bem perto, na companhia do meu parceiro de corridas, Fabiano.

Bom, é isso aí, agora é só aguardar as outras fotos e o cartão de desempenho da corrida...e retomar os treinos para a próxima corrida, a décima, que será a Corpore - WTC 08 Km! Até lá!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Domingo tem Circuito das Estações Adidas - etapa Primavera

Pois é, neste domingo (27/09/2009), tem a etapa primavera do Circuito das Estações Adidas, lá no Pacaembu, circuito em que pela primeira vez baixei dos 50 minutos (logo para 46:40 min). Naquele dia estava frio e com uma garoazinha, que ajudaram bastante; espero o mesmo dessa vez! Estou sem treinar faz 1 semana (só academia), mas amanhã retomo a "correria". A entrega de kits será na Adidas da rua Oscar Freire, de quinta a sábado. Até lá!!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Essa nós corremos!!


Hoje eu me empolguei no treino: 19 Km em 1h40min. Ah, as inscrições para a Nike Human Race desse ano já estão abertas! Vai ser no Rio, dia 25/10 e provavelmente estarei lá. Amanhã é dia de fazer várias inscrições; da Nike, da Fila Night Run e a compra dos ingressos da SP Running show...E lá vai grana...

Nessa foto simpática estamos eu, a Jackie e o Fabiano (foto promocional da Montevérgine).